20 março 2012

UMBANDA COMEMORA 102 ANOS COM HOMENAGENS

 Umbandistas homenagearam o ex-prefeito Wilson Branco - Crédito: Ricardo Irigom

 Fábio Branci recebeu umbandistas em frente ao prédio da Prefeitura - Crédito: Ricardo Irigom

Os 102 anos da Umbanda Universal foram comemorados na tarde da última segunda-feira com uma programação elaborada pela União Riograndina de Cultos Umbandistas e Afro-brasileiros Mãe Iemanjá (URUMI), que começou às 15 horas com a concentração de "terreiros" e "Ylês" na Praça Tamandaré.
Por volta das 16 horas, teve inicio a caminhada dos umbandistas em direção ao Rincão da Cebola onde foram feitas homenagens ao ex-prefeito Wilson Mattos Branco, junto ao busto no largo Princesa Leopoldina, fundos da Biblioteca Riograndense.
O prefeito Fábio Branco aguardava os integrantes da caminhada naquela local, onde o presidente da URUMI, babalorixá Pai Nilo de Xangô, fez a saudação inicial, passando a palavra para o umbandista conhecido como irmão Glênio, do Cassino, que destacou a trajetória de vida do saudoso prefeito, desde quando era pescador até chegar ao cargo máximo da cidade. Flores foram colocadas junto ao busto, demonstrando todo o carinho que a umbanda cultua em relação a Wilson Branco.
Já em frente ao prédio da Prefeitura, o prefeito Fábio Branco, abriu as portas do paço municipal destacando o trabalho da umbanda na cidade do Rio Grande, que é o berço da religião no Rio Grande do Sul.
"Recebemos aqui todas as religiões com muito respeito e carinho e a umbanda merece o reconhecimento da administração municipal". Aproveitou a oportunidade para cumprimentar o presidente da URUMI. Fábio Branco recebeu um diploma das mãos do babalorixá na data comemorativa aos 102 anos da Umbanda.
Logo em seguida, todos se dirigiram para a Praça Tamandaré onde junto ao coreto aconteceram apresentações variadas com a participação de grupos de capoeira, corais, danças afro do Movimento Negro e outras atrações, inclusive com representações de outras cidades.
As comemorações foram encerradas com uma romaria até a igreja de São Pedro, onde foram oferecidos flores e perfumes, prestando homenagem a Semana da Consciência Negra, exaltando Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário